Sucesso do cliente: Você sabe o que é trabalhar para isso realmente acontecer?

Descubra como trabalhar o sucesso do seu cliente no dia a dia da sua academia e colher os resultados desse processo!

Ao fazer uma análise racional, isenta e querendo entender verdadeiramente o nível de resultados que sua academia entrega aos clientes, você pode chegar a duas conclusões:

1.      Nossa academia, por meio de cada membro da nossa equipe, trabalha com interesse genuíno e compromisso real com os resultados aos nossos clientes

2.      Temos uma boa intenção de gerar resultados aos nossos clientes, porém, creio que trabalhamos sem o foco necessário neste quesito.

Qualquer que seja a conclusão, uma coisa é certa: dá para melhorar. Sempre dá! 

E foi por essa razão que decidimos escrever este artigo, com dicas práticas para você usar na sua academia e trabalhar, de forma efetiva, o sucesso do seu cliente. 

Continue lendo para descobrir quais ações tomar no sentido de promover o sucesso do cliente.

Continue lendo para descobrir quais ações tomar no sentido de promover o sucesso do cliente.

Dentre as muitas ações que podem ser feitas para aumentar a satisfação dos seus clientes com os resultados, existe um ponto de partida obrigatório, que é a conscientização e preparação de toda equipe na importância desta entrega de resultados.

É verdade que falar de resultados dos clientes em academias/estúdios é uma conversa que poucos se arriscam, pois o tema é tratado como se fosse óbvio.

– “Ah, é óbvio que tudo o que fazemos é para gerar resultados aos alunos…”

Ainda que você e toda sua equipe tenham a real intenção e muito conhecimento para gerar resultados reais aos seus clientes, isso não é suficiente.

Infelizmente, o que o mercado conhece como “Sucesso do Cliente” não se faz apenas com grandes conhecimentos e boas intenções individuais; é preciso ir além, é essencial que haja um alinhamento coletivo.

Entenda: o sucesso do cliente é uma cultura dentro da sua academia!

Cabe ao gestor entender que a equipe toda deve ser responsável pela entrega de resultados aos clientes, mas que ele é o único responsável por este alinhamento. 

E o melhor caminho para o gestor criar este ambiente favorável ao sucesso dos clientes é implantar uma Cultura de Resultados no negócio.

Destacamos alguns pontos relevantes que fazem parte de uma Cultura de Resultados:

1.      Propósito compartilhado: qualquer que sejam os objetivos individuais de cada membro da equipe, todos devem trabalhar com foco nos resultados dos clientes.

2.      Metodologia: a forma de entender os objetivos dos clientes e de propor as soluções (plano de treino), devem seguir um padrão, para que qualquer professor entenda e concorde com o que foi definido pelo seu colega, na ausência deste.

3.      Comunicação: um ponto de extrema importância, normalmente deixado de lado pela maioria dos gestores. Cito 2 sub-itens:

a.   Definição do vocabulário: alinhar palavras e frases que devem ou não devem ser usadas:

 Criar e usar expressões próprias, frases que os alunos associam à academia ao ouvirem em qualquer outro lugar.

 Definir quais os limites no uso de gírias e palavrões

  Determinar a relevância de que a equipe fale o português corretamente.

b.      Definição de temas que podem/devem ser incentivados ou evitados com clientes:

 Até que ponto se pode falar ou entrar em discussões sobre política e/ou religião?

 Como reagimos a críticas feitas à academia, ou a um colega da equipe?

 Como reagimos a conversas sobre os concorrentes?

Alinhar propósito, metodologia e comunicação são excelentes pontos de partida para estabelecer uma cultura de resultados na academia, porém, o verdadeiro desafio neste trabalho é lembrar-se sempre que o foco está no cliente.

Muito mais do que algumas ações pontuais, todo trabalho precisa ser sempre direcionado para a captação, satisfação e o sucesso do cliente.

Cultura de resultados é o cliente no centro das decisões.

E a evolução do seu negócio.

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